Wine 5.0 estável com suporte ao Vulkan 1.1.

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Wine 5.0 estável

O Wine 5.0 está disponível para download após um ano de desenvolvimento. Esta versão inclui mais de 7400 alterações, sendo os principais destaques o suporte adequado a vários monitores, o suporte ao Vulkan 1.1, a reimplementação do XAudio2 e os módulos internos no formato PE.

Novo no Wine? Esta é uma camada de compatibilidade do Windows para sistemas similares ao Unix (roda em Linux, macOS e também há suporte experimental ao Android); 

Ao usá-lo, você pode executar aplicativos e jogos do Windows no Linux, macOS e Android. Por exemplo, a camada de compatibilidade do Steam Play da Valve, chamada Proton, é baseada no Wine, permitindo que os usuários executem facilmente jogos do Windows no Linux.

As alterações importantes do Wine 5.0 incluem:

  • Vários adaptadores e monitores de vídeo agora são suportados corretamente, incluindo alterações dinâmicas na configuração
  • As bibliotecas XAudio2 são reimplementadas para usar a biblioteca FAudio externa, para melhor compatibilidade
  • Agora, a maioria dos módulos é criada no formato PE (Portable Executable) em vez de ELF quando o compilador MinGW está disponível, ajudando com vários esquemas de proteção contra cópia que verificam se o conteúdo em disco e na memória dos módulos do sistema são idênticos. Nem todos os módulos foram convertidos em PE – o processo continuará durante a série de desenvolvimento do Wine 5.x
  • O driver Vulkan suporta até a versão 1.1.126 da especificação Vulkan
  • Adicionado suporte para compactar texturas usando a compressão S3TC (a patente para isso expirou em março de 2018)
  • Os drivers de dispositivo Plug and Play (PnP) podem ser instalados e carregados na inicialização

E algumas mudanças não tão importantes, mas que eu pensei que vale a pena mencionar:

  • Os aplicativos Direct3D em tela cheia agora inibem o protetor de tela
  • O DXGI swapchain apresenta informa o aplicativo quando a janela correspondente é minimizada, o que geralmente permite que os aplicativos reduzam o uso da CPU enquanto são minimizados e, em alguns casos, é necessário para permitir que a janela do aplicativo seja restaurada novamente
  • A alternância entre os modos tela cheia e janela usando a combinação padrão Alt + Enter é implementada para aplicativos DXGI
  • As bibliotecas da 32/64-bitness incorreta são ignoradas quando encontradas no caminho de pesquisa, para permitir o carregamento da correta, se for encontrada mais adiante no caminho
  • Os arquivos de correção do Microsoft Installer (MSI) agora são suportados diretamente
  • Os complementos Gecko e Mono agora oferecem suporte à instalação compartilhada, na qual os arquivos são usados ​​diretamente de um local global em /usr/share/winevez de serem copiados para cada novo prefixo

Visite o anúncio da versão Wine 5.0 para obter a lista completa das alterações adicionadas nesta versão estável.

Como de costume, a maioria dessas mudanças / recursos já estava disponível nas versões de preparação e desenvolvimento do Wine mantidas pelo WineHQ 

Que também são usadas por Lutris , PlayOnLinux ou Valve’s Proton, por exemplo.

Download Vinho

Vinho 5.0
Wine 5.0


Os binários do Wine 5.0 fornecidos pelo WineHQ ainda não foram criados no momento em que escrevo este artigo, mas devem estar disponíveis muito em breve. 

É por isso que, na captura de tela acima, estou usando o Wine 5.0-rc6 (build de desenvolvimento). A fonte já está disponível para download.

Vale ressaltar que o Wine 5.0 (iniciado no desenvolvimento / preparação do Wine 4.5) é a primeira versão estável do Wine que requer a libfaudio0dependência, que não está disponível nos repositórios Ubuntu 19.04 / Debian 10.1 / Linux Mint 19. * e mais antigos, ou em repositórios mais antigos o repositório oficial do Wine. 

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